Olá, queridos(as) leitores(as), tudo bem?
No episódio dessa semana vamos pensar sobre futuro e a perspectiva de incertezas e temeridades a que somos expostos.
Concordamos, que o amanhã é desconhecido e incerto. O futuro é irreal até que chegue.
A previsibilidade reduz o risco de sermos pegos de surpresa, mas não nos desvia do futuro, a não ser a fatalidade da morte que põe fim a tudo. A perspectiva de futuro sem rotas é a realidade da maioria da humanidade. É fácil chegar a essa conclusão quando fazemos a célere pergunta: O que você espera do futuro? As respostas obtidas são as mais variadas: “Não sei”; “Não me preocupo”; “Não estarei lá para saber”; “O futuro a Deus pertence”, entre outras tantas. Mesmo estando certos que o futuro é inatingível, agendamos datas e planejamos coisas porque esperamos algo dele.
A vida é uma janela aberta onde passam as estações e o tempo é o senhor de cada uma delas. O presente é uma via que pavimentamos para o futuro e o passado são os restos desse pavimento deixados para trás.
Como lidar com a perspectiva de futuro incerto?
A primeira atitude que devemos ter é não preocupar-se! Por melhor que seja a precaução, ela nos coloca a um passo frente ao possível, ameniza o impacto e a trajetória, mas trás consigo o custo da ansiedade, das noites mal dormidas, da depressão entre outras coisas que afetam nossa vitalidade. A segunda, e a mais importante é a confiança em quem esta à frente de nós no tempo e no espaço, quem nos olha de cima e sabe quem e o que somos. Confiar em Deus não nos deixa em dívida, pelo contrário, nos livra da promissória. A terceira é viver hoje como se fosse a última chance ou o último voo. Com fé, esperança, amor, felicidade, serenidade, responsabilidade e sem grandes preocupações.
Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações… Jesus Cristo, Mateus 6.34a
Perde-se a vida quando a pretendemos resgatar à custa de demasiadas preocupações. William Shakespeare
Lembre-se:
O passado é um saldo, o presente uma receita e o futuro uma despesa. Use o saldo, poupe a receita e programe a despesa. O tempo é senhor do qual somos mordomos.
Tenha uma boa semana e até o próximo episódio da Série Prospectos. Abraço!
Josinaldo Mariano
Comments