top of page

PROSPECTOS #9 – Somos Prospectos da Angústia Presente

Olá, tudo bem?

No episódio dessa semana da Série Prospectos (expectativas), tratarei do tema “angústia presente”, assunto atualíssimo e oportuno.

Angústia é um sentimento sufocante e fatal para a instabilidade emocional e física. Em tempos de crises como esse que estamos vivendo, são raras as pessoas que não se sentem angustiadas e tristes com o desenrolar das coisas. Viver uma expectativa da angústia presente é um desafio para todos nós.

Sair ou não sair? Ficar ou não ficar? Ir ou não ir? Comprar ou não comprar? Estou doente ou não? Etc. e tal…, são dúvidas que só fazem aumentar nossa angústia. As respostas nem sempre nos trazem paz e alegria. Viver num estado de angústia constante ou temporária produz um engessamento emocional e até físico, pois sofremos antes, durante e depois quando a angústia passa.

Certos acontecimentos na nossa vida deveriam nos tornar mais fortes, mas ao contrário, quando não sabemos lidar com eles devidamente desfalecemos. A ansiedade provocada por uma boa notícia, quando descontrolada, podem nos levar a angústia e dor no peito, diminuir nossa capacidade reativa, aí segue-se o desespero e o descontrole emocional.

Situações de angústia sempre nos fazem menos produtivos em áreas importantes da nossa vida. Vencer a angústia é uma tarefa possível, mas precisa ser exercida com persistência e demasiada entrega. Eu e você somos vulneráveis e é perfeitamente compreensível que numa situação ou noutra caíamos em profunda angústia, desde pequenos acontecimentos ou grandes eventos, desde um desejo por algo ou uma rejeição a outro. Ao invés de fazer a célere pergunta: O QUE ME ANGUSTIA?, perguntemos: O QUE ESTAMOS FAZENDO PARA SUPERAR A ANGÚSTIA?

Lembre-se:

Cada passo que damos para combater a angústia é importante e não deve ser desprezado. Viver numa expectativa de que a angústia será permanente e acomodar-se não é o melhor caminho. Concordamos que vencemos ou perdemos quando lutamos. O problema não é vencido quando não o enfrentamos de frente, mesmo que o resultado seja uma eminente derrota. A angustia que sentimos hoje pode ser superada se enfrentada com as armas corretas. Muitos veem-se vencidos e incapazes de lidar com ela, outros se tornam mais fortes com às adversidades. Que tipo de pessoa você se torna após uma adversidade? Como você lida com suas próprias fraquezas? Ignora que não existam ou se torna um(a) gigante diante delas? Reaja à angustia com serenidade e consciência, não permitindo que ela lhe engesse totalmente. Busque confiar em Deus e em pessoas ao seu redor. Não se fragilize simplesmente, antes esgote todas às possiblidades. Às vezes o problema ou a adversidade não é o causador da angústia, ela surge no traslado entre o problema e a solução. Nesse traslado, busque fazer tudo com calma e racionalidade, desligue por alguns instantes os sentimentos que podem continuar lhe fragilizando.

Saia da expectativa da angústia presente e cumpra o traslado para a solução firme e forte.

Amém?!

Que Deus lhe abençoe e fortaleça sua vida. Abraço!

Josinaldo Mariano

3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page