Nós humanos aprendemos de três fontes primárias, são elas: da natureza, do semelhante e da principal delas, nós mesmos. Vou me deter na última que é a mola propulsora das demais: o auto aprendizado ou o aprendizado se si mesmo.
Somos um esboço, uma enciclopédia dinâmica sempre se atualizando. Somos mestres de nós mesmos. O maior conhecedor(a) de si é você mesmo(a). Os mestres do saber nos acompanham desde que nascemos, molda nossas vidas e atitudes, nos ensina o bê-a-bá da vida, mas nós próprios desvendamos coisas privativas até então ocultas no nosso interior. Somos capazes de viver sem o conhecimento teórico da adição, subtração, multiplicação e da divisão…, mas não conseguimos viver sem nos sentir, nos olhar, perceber a multiplicidade que somos e nos entender como seres racionais.
A sabedoria natural nos ensina que a mais importante lição que aprendemos, antes de todas as outras é a da sobrevivência com as capacidades que herdamos do nascimento. Sábios são sábios antes de saberem que são! Parece redundante, mas é verdade o que digo.
Os vastos recursos internos que temos, são explorados ao máximo em momentos de extremas necessidades. Intuitivamente, buscamos socorro quando a primeira ameaça surgi. Acionamos dispositivos internos porque vimos de fábrica com eles. A vida que pulsa em nós é nossa professora! Ela nos ensina antes de buscarmos o conhecimento sobre tudo ao nosso redor. O conhecimento do íntimo é voluntariamente aprendido sem interferências externas.
Somos mestres de nós mesmos no sentido mais basilar do conhecimento próprio, dos sentimentos, das reações automáticas e sintomáticas que produzimos.
Deus ao nos criar, implantou em nós atributos que não são ensinados na escola. Colocou em nós os recursos naturais à sobrevivência e nos deu um cérebro altamente capaz de aprender, reaprender, hibernar e acordar pro novo não perdendo o velho. Deus foi o Primeiro Mestre!
Somos mestres de nós mesmos! Mais, de maneira alguma ignoramos outras formas de conhecimento e aprendizado.
Sintamos sempre motivados à aprender.
Josinaldo Mariano
Comments