“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim. Quem encontra a sua vida a perderá. Mas quem perde a vida por minha causa a achará.” Jesus Cristo (Mateus 10.37-39)
Essas palavras de Jesus sempre me incomodam e todas às vezes que leio elas me incomodam ainda mais, porque vão o contrário do que deseja meu coração pecador. Sempre me pego inclinado a amar mais a mim mesmo que Cristo, amar mais as pessoas (pais, cônjuges, filhos, irmãos, amigos) que Cristo a não colocar a leve cruz sobre meus ombros. Desde cedo entendi que o preço de seguir a Cristo é alto se comparado às propostas do pecado que parecem ser sempre melhores, mais no fim é morte (Romanos 6.23) e perca da vida eterna.
Somos postos diariamente diante das facilidades que o mundo oferece e tentamos fugir do que realmente importa à vida eterna, à presença de Deus. Somos espiritualmente miseráveis e pecadores que amam o pecado como se fosse a melhor pessoa para se conviver.
O mandamento de Cristo é enfático e duro. Jesus vai no cerne do que amamos (pai, filho) e confronta nossa prioridade não nosso desamor. Ele diz que nosso amor maior deve ser nEle e para Ele, senão não somos dignos dEle, ou seja, se amarmos mais os “outros” e menos a Ele não somos dignos dEle ou de Seu amor por nós. Jesus não quer nosso amor parcial ou dividido mais exclusivo e total.
Não fica apenas no amor exclusivo mais na atitude de tomar a sua cruz e segui-Lo. Se fosse apenas amar sem atitude não seria amar verdadeiramente. Para Jesus amar requer atitude, e essa atitude não é qualquer gesto, mas seguir seus ensinamentos, seguir sua voz, seguir seu exemplo, seguir sua fé no Pai, sacrificar-se com Ele. A vida de Jesus foi de sacrifício até o fim, até a morte na cruz, e a cruz aqui é o símbolo maior de sua demonstração de amor.
Jesus não nos pede para subir numa cruz e ser pregado nela (Ele já o fez), mais identificar-se com tudo o que ela significou e significa. A cruz simbolizava na época de Jesus, a maneira de morrer mais cruel e humilhante destinada aos piores malfeitores. Jesus morreu numa cruz por mim e por você. Ele foi humilhado sem nada dever, foi levado como um cordeiro ao matadouro, como ovelha muda na presença dos seus tosquiadores (Isaías 53.7), por amor.
Você é digno de Jesus?
O mandamento de Jesus termina tocando no mais precioso bem que temos: nossa vida! Jesus diz se quem perde a vida por Sua causa a achará (v.39). Aqui está o maior preço que se paga em seguir a Cristo, perder a própria vida. Jesus está afirmando que só é possível vida nEle se deixarmos de existir para nós mesmos e por nós mesmos. Jesus está dizendo que para achar Salvação precisa perder a vida, ou seja, viver para Ele, deixar que Ele seja Senhor exclusivo. Entregar-se completamente e sem reservas a Ele.
O que você fará a esse respeito?
Você é digno de Cristo?
Um abraço!
JosinaldoM
Opmerkingen