top of page

A ROBOTIZAÇÃO DO PENSAMENTO

Atualizado: 3 de fev. de 2023

O Pensamento é uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres humanos modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva. Os antigos pensadores que temos conhecimento se destacam até os dias de hoje pela capacidade similar de enxergar o mundo com senso de incapacidade e humildade. Não pouparam esforços para pensar e responder suas próprias dúvidas através da investigação das pessoas, dos elementos em volta, da natureza, dos escritos, das manifestações culturais, da fé entre outros meios. Entre tantos pensadores e filósofos que a humanidade conhece destaco pelos menos seis deles:

Sócrates, viveu de 470 a 399 a.C. Natural de Atenas, Grécia Frase Célebre: Só sei que nada sei. Foi um apaixonado pelo conhecimento. Ele refletia sobre a ética e a existência humana e praticava com seus discípulos alguns métodos que criou para buscar a verdade. Para ele, o ser humano devia reconhecer sua ignorância para se manter em busca de respostas para a vida, o que deu origem ao lema “Conhece-te a ti mesmo”.

Platão, viveu de 427 a 347 a.C. Natural de Atenas, Grécia Frase Célebre: “Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo”. Platão refletia sobre a ética e a moral. Criou o mito da caverna, uma das maiores alegorias da história da Filosofia, em que ele explica que o homem vive preso em um mundo de sombras, sem conseguir visualizar o mundo real. Com isso, ele tentava explicar a ignorância dos seres humanos, algo superado apenas ao olhar a realidade com um pensamento crítico e racional.

Aristóteles, viveu de 384 a 322 a.C. Natural de Estagira, Grécia Frase Célebre: “O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete“. Foi um dos alunos mais famosos de Platão na Academia e foi professor de Alexandre, o Grande, um dos maiores imperadores da História. Ao contrário de Platão, ele focou seus estudos no mundo físico. Dizia que a busca pelo conhecimento era mais eficaz quando recorremos à observação e às experimentações.

René Descartes, viveu de 1596 a 1650 d.C. Natural de La Haye (hoje Descartes), França Frase Célebre: “Penso, logo existo. O filósofo inaugurou a filosofia moderna e dizia que o raciocínio matemático era o melhor caminho para o conhecimento. Segundo ele, para fazer uma descoberta firme e constante, era preciso estabelecer princípios que não deixassem dúvidas. Cabia ao filósofo ser cético acima de tudo, e pensar de forma analítica e meticulosa.


Friedrich Nietzsche, viveu de 1844 a 1900 d.C. Natural de Röcken, Alemanha Frase Célebre: “O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte“. Nietzsche era um niilista, ou seja, alguém que não vê sentido na existência humana. Ele não acreditava em Deus e dizia que a ideia de um mundo acessível apenas após a morte nos impedia de aproveitar a vida como ela é. Apesar de ter sido muito criticado em seu tempo, inspirou muitos movimentos, como o existencialismo de Jean-Paul Sartre.


Immanuel Kant, viveu de 1724 a 1804 d.C. Natural de Kaliningrado, Rússia Frase Célebre: “Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais”. O pai da filosofia crítica ficou conhecido por questionar os limites do conhecimento humano e por estudar o funcionamento da mente humana. Suas ideias mudaram a atenção da filosofia ocidental, que passou a ser muito mais focada na experiência humana e em como isso afeta a percepção da realidade.

Esses filósofos e pensadores do passado e os contemporâneos direta ou indiretamente ajudaram a construir o pensamento e a estimular a investigação a partir de suas próprias investigações. Homens de cérebros brilhantes, souberam explorar suas mentes e não permitir-se serem meros repetidores ou assemelharem-se a máquinas.

O tempo moderno tem sido marcado pela incapacidade de pensar. Temos uma legião de jovens e adultos “robotizados”, que ignoram quase que totalmente suas capacidades de pensar. Tem sido mais fácil abandonar o pensamento e a reflexão e se lançar na robotização do pensamento, onde as ideias são plagiadas, o Google é o mentor e sábio instrutor, onde as redes sociais são a faculdade da vida…


A robotização do pensamento é uma realidade tão implementada em nossos dias que será difícil uma reversão. É mais fácil ignorar quem pensa diferente ou simplesmente “cancelar” o o(a) opositor(a) divergente. O normal seria opor e contrapor na mais saudável oposição ou situação. As situações as quais somos instigados pode vir a ser um teste da nossa capacidade de raciocínio, destreza e tomada de posição e não repetição e sonorização automáticas.

Os novos pensadores são os “influenciadores digitais” com uma base de milhões de seguidores-discípulos, ditam moda, costumes, comida, tecnologias, saúde, etc,. Os pensadores de plantão são efêmeros e facilmente substituídos a ação de um click.

O pensamento hoje tem se tornado volátil, robotizado e pouco construtivo.


Teria Immanuel Kant com sua filosofia focada na experiência humana desfocado Sócrates, Platão e Aristóteles? René Descartes, com seu ceticismo corajoso, desestimulado o pensamento moderno que facilmente de apega a ideologias e falácias desconexas? Friedrich Nietzsche, com sua negação de Deus, afastar muitos dos seus seguidores da investigação e do sentido da vida?

O pensamento moderno amplifica vozes da ignorância, sepulta valores e princípios, supervaloriza a emoção à razão, mistifica a fé e busca afugentar Deus da realidade humana. O pensamento moderno é visto na academicidade, nos grandes centros científicos, no Direito, na Religião, na política e nas interações sociais como um todo, moldando a forma e o conteúdo sem bases sólidas utilizando a experimentação ou o “kantismo” (Immanuel Kant) solitário. Não é proibido experimentar, mas o resultado da experimentação, deve ser posto à prova ou confrontado com outras formas ou comportamentos.

A robotização do pensamento diminui drasticamente a capacidade de reflexão, antecipa-se a argumentação e repete sistematicamente o pensamento do outro sem a devida averiguação.

Estamos seguindo num caminho com poucas verdades, sem regras e sem estímulos ao aprendizado, forçados a aceitar tudo e todos os movimentos sem questionamentos e confrontações. A humanidade logo estará mergulhada num oceano de dúvidas e incertezas.

Sigo acreditando na capacidade humana de regenerar-se e sucumbir a inércia. Creio que ainda exista equilíbrio e mentes sãs dispostas a resgatar o pensamento, insistente e perturbador.

Abraço!


JosinaldoM.






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page